Argélia realiza exercícios militares junto à fronteira com Marrocos
O exército argelino realizou manobras militares noturnas de grande envergadura, com munições reais, na cidade desértica de Tinduf, que faz fronteira com Marrocos e o Saara Ocidental, que há mais de 40 anos acolhe refugiados sarauís.
© Wikimedia Commons
Mundo Exercícios militares
Imagens difundidas hoje pela televisão nacional mostram o exercício tático, batizado "Al Somoud 2022" (constância) que contou com a participação de unidades de diversas forças e armas "em condições próximas da realidade" e sob supervisão do chefe de Estado Maior do Exército, Said Chanegriha.
Nos últimos dias, ocorreu também um exercício tático naval, chamado "Furacão 2022", que incluiu o lançamento de um míssil antissuperfície ao largo a costa oeste da Argélia, numa zona de mar que faz fronteira com Marrocos e Espanha, com a participação de submarinos.
"As unidades navais levaram a cabo o exercício com grande profissionalismo (...), destruiu-se com grande precisão o alvo de superfície e com disparos de artilharia o alvo no mar", disse o Ministério da Defesa.
A Argélia, que mantém as suas fronteiras com Marrocos fechadas desde 1994, anunciou há quase um ano a rutura das relações diplomáticas com o país vizinho devido ao que qualificou de "atos hostis" por parte de Rabat.
As hostilidades entre Argel e Rabat têm como pano de fundo a antiga colónia espanhola do Saara Ocidental, um território não autónomo pendente de descolonização, cuja soberania é reclamada por Marrocos.
Leia Também: China assina acordo para exploração de petróleo e gás natural na Argélia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com