O objetivo desta comissão é que as audiências públicas, que arrancam na quinta-feira, tenham um aspeto cinematográfico e possam comunicar de forma atrativa as conclusões da investigação, revelou esta terça-feira à agência EFE fonte ligada ao processo.
Goldston, presidente da ABC News entre 2014 e 2021, foi responsável pela produção de alguns dos programas de maior sucesso do canal, como a revista de notícias "20/20", o programa noturno "Nightline" e o prestigiado "Good Morning America", um dos programas com mais audiências na televisão norte-americana.
Agora, a missão de James Goldston passou pelo planeamento da primeira audiência pública do comité, que há onze meses conduz a sua investigação e revelará algumas das suas conclusões a partir de quinta-feira.
A invasão do Capitólio, ocorrida em 06 de janeiro de 2021, sucedeu-se após o então Presidente dos EUA, Donald Trump, ter incentivado os apoiantes a marcharem em direção Congresso para impedirem a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden nas presidenciais de 2020, com base em alegadas fraudes eleitorais que nunca foram comprovadas.
Este painel formado pela Câmara dos Representantes pretende apurar não só a conduta de Trump no dia 6 de janeiro de 2021, mas também os esforços do Presidente republicano, e da sua equipa, meses antes, na contestação da derrota eleitoral ou na obstrução a uma transição pacífica de poder.
As audiências públicas decorrerão em horário nobre, às 20h00 (01h00 do dia seguinte em Lisboa) e tem já transmissões em direto asseguradas pelas estações televisivas ABC, CNN e CBS.
A comissão de investigação, que entrevistou mais de mil testemunhas envolvidas no ataque e acedeu a mais de 125.000 documentos, anunciou que exibirá material gráfico inédito e oferecerá ao público um resumo dos eventos que levaram à invasão do Capitólio.
Outro dos objetivos do comité é demonstrar como Trump e alguns dos seus aliados criaram uma narrativa falsa sobre fraude eleitoral nas presidenciais de 2020, para lançar as bases para o ataque ao Capitólio, que resultou em cinco mortes e quase 140 policias feridos.
Apesar das expectativas serem altas, a comissão de investigação ainda não divulgou a lista de testemunhas que estarão presentes na quinta-feira.
No entanto, segundo a CNN, várias pessoas ligadas ao ex-vice-presidente dos EUA Mike Pence (2017-2021) receberam convites para comparecer perante o comité.
Entre estes estarão o principal conselheiro do ex-vice-presidente de Trump, Greg Jacob, bem como o ex-juiz Michael Luttig e o ex-chefe de gabinete de Pence, Marc Short.
Durante a audiência também serão mostrados excertos de vídeo de algumas testemunhas que compareceram perante o comité, incluindo membros da família de Trump, como a sua filha e conselheira Ivanka Trump e marido desta, Jared Kushner.
Espera-se que o primeiro momento destas audiências públicas sirva para marcar o tom dos restantes eventos, estando já prevista a segunda audiência para segunda-feira, 13 de junho.
Leia Também: Ex-líder dos 'Proud Boys' acusado de conspiração no ataque ao Capitólio