Afeganistão. Um morto e sete feridos em atentado a mesquita no nordeste
Pelo menos uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas na sequência de um atentado à bomba contra uma mesquita no nordeste do Afeganistão, ocorrido hoje durante as orações, noticia a agência AFP.
© Getty Images
Mundo Afeganistão
A explosão ocorreu numa mesquita do distrito de Imam Sahib, na província de Kunduz, matando uma pessoa e ferindo outras sete, segundo relatou o porta-voz da polícia provincial, Qari Obaidullah Abedi.
"Os explosivos tinham sido colocados dentro da mesquita. A explosão ocorreu enquanto os fiéis faziam as suas orações de sexta-feira", indicou Abedi.
Uma fonte médica do hospital provincial confirmou o número de vítimas do ataque, que não foi imediatamente reivindicado.
Em abril, o distrito de Imam Sahib já tinha sido palco de um ataque perpetrado nos mesmos moldes, também a uma mesquita, sendo que na ocasião morreram 36 pessoas.
Embora o número de ataques tenha diminuído no país desde que os talibãs tomaram o poder, em agosto de 2021, ocorreram uma série de atentados à bomba, no final de abril e de maio, nos quais morreram dezenas de pessoas.
A maioria foi reivindicada pela organização jihadista Estado Islâmico (EI).
Os talibãs estão a tentar minimizar a ameaça do Estado ISIS-Khorasan (IS-K), o ramo regional do ISIS, contra o qual estão a travar uma luta implacável.
Nesse sentido, intensificaram os ataques, sobretudo na província oriental de Nangarhar, na sequência dos quais prenderam centenas de pessoas.
Os talibãs afirmam que nos últimos meses derrotaram o IS-K, mas os analistas acreditam que o grupo extremista continua a ser o principal desafio de segurança para a nova potência afegã.
Leia Também: Borrell pede à ONU maior pressão sobre talibãs pelos direitos das mulheres
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com