Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Denis Mukwege pede "vontade política" contra violência sexual em guerras

O Prémio Nobel da Paz Denis Mukwege pediu hoje, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito, "vontade política" para erradicar este tipo de violência, que transforma corpos "em campo de batalha".

Denis Mukwege pede "vontade política" contra violência sexual em guerras
Notícias ao Minuto

15:36 - 19/06/22 por Lusa

Mundo Violência sexual

"A violação e a violência sexual são usadas em todos os conflitos contemporâneos ao redor do mundo - como a situação atual na Ucrânia", escreve, num comunicado à imprensa, o ginecologista da República Democrática do Congo, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2018 pelo seu trabalho a favor das mulheres que são vítimas de violação como arma de guerra.

"Notamos com amargura que muitas vezes falta vontade política, que os meios financeiros são insuficientes", lamenta o médico.

Mukwege considera também que "a cultura da impunidade de que beneficiam os autores e instigadores destes atos desprezíveis continua a ser mais a norma do que a exceção".

"Por isso, mais uma vez, exortamos a comunidade de Estados e doadores a mobilizar recursos humanos e financeiros para enfrentar as consequências da violência sexual cometida em tempos de conflito e a redobrar os seus esforços para evitar a repetição desses crimes", apela.

Segundo Denis Mukwege, "é também fundamental (...) assegurar a promoção da igualdade de género e a participação política ativa das mulheres".

"Aqueles que toleram ou ordenam a transformação dos corpos de mulheres e de meninas, mas também de homens e de meninos, em campo de batalha, devem ser ostracizados da comunidade internacional, sujeitos à proibição de viagens e de vistos, e os seus bens e recursos financeiros devem ser congelados sem mais demora", pede Denis Mukwege.

Leia Também: Ucrânia. OSCE denuncia violência sexual como "tática de guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório