Partido Comunista da Venezuela celebra vitória de Gustavo Petro
O Partido Comunista da Venezuela (PCV) saudou na segunda-feira o povo colombiano, através de um comunicado em que refere a "histórica vitória" do esquerdista Gustavo Petro, eleito Presidente da Colômbia no domingo, à segunda volta.
© Reuters
Mundo Venezuela
Na perspetiva do PCV, o resultado é "fruto do processo histórico de lutas populares contra a oligarquia local", que se "fortaleceu após a greve nacional de 21 de novembro de 2019".
A formação considerou que a vitória de Petro foi uma expressão da classe trabalhadora, dos camponeses e da diversidade de correntes e setores populares que, "desde 2019, enchem as ruas da Colômbia", em protesto contra as medidas "neoliberais" do Presidente cessante, Iván Duque, e o "incumprimento dos acordos de paz".
A organização de esquerda alargou a felicitação a todas as forças políticas que integram o Pacto Histórico e, em especial, ao partido comunista colombiano.
"Esperamos que esta vitória impulsione um processo de transformações políticas e sociais e que abra caminho a uma nova Colômbia de paz e com justiça social", disse o PCV.
No domingo, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também felicitou o novo mandatário da Colômbia e assegurou que "novos tempos se avizinham" para aquele "país irmão".
Petro, candidato da coligação Pacto Histórico, tornou-se no domingo no primeiro esquerdista a ganhar a Presidência da Colômbia, após obter 11.279.917 votos (50,44%), na segunda volta eleitoral frente ao rival, o populista independente Rodolfo Hernández, da Liga de Governantes Anticorrupção, que alcançou 10.576.617 sufrágios (47,31%).
Petro, economista de 62 anos e ex-militante do grupo guerrilheiro M19, sucederá, a partir de 07 de agosto, ao Presidente de Colômbia, Iván Duque, e governará no período 2022-2026.
Leia Também: Líderes e organizações mundiais saúdam vitória de Petro na Colômbia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com