Cidade com 3400 anos surge devido a seca extrema no Iraque
Desde o final de 2021, o Iraque lida com períodos de seca extrema.
© Universidade De Tubingen
Mundo Iraque
As ruínas de uma cidade com mais de 3400 anos, pertencente ao reino Mitani, no Iraque, foram agora descobertas por uma equipa de arqueólogos curdos e alemães, revela a Universidade germânica de Friburgo e Tübingen.
Desde o final de 2021, o Iraque lida com períodos de seca extrema, o que fez emergir esta cidade, começando agora as investigações.
As escavações foram efetuadas entre janeiro e fevereiro deste ano. A descoberta foi divulgada pela equipa de investigadores da Universidade de Tubingen, na Alemanha.
Com a descoberta de um palácio e vários grandes edifícios durante as escavações, os especialistas acreditam ter encontrado a antiga cidade de Zakhiku, que se diz ter sido um centro importante durante a existência do Império Mitani - entre 1550 e 1350 a.C.
Durante as escavações, também foram encontrados cerca de 100 vasos com placas que continham escrituras cuneiformes. "É quase um milagre que escrituras cuneiformes feitas de argila crua tenham sobrevivido tantas décadas por baixo de água", revela um dos arqueólogos envolvidos na investigação, Peter Pfälzner.
Não sabendo quando é que as águas poderiam voltar a subir, a equipa lutou contra o tempo. “Devido à enorme pressão do tempo, cavámos em temperaturas congelantes, neve, granizo, chuva, até tempestades, e também dias ocasionais de sol, sem sabermos quando a água poderia subir e quanto tempo nos restava”, revela Ivana Puljiz, uma das diretoras do projeto arqueológico à CNN.
Para prevenir eventuais estragos causados pela subida do nível das águas do rio Tigre, o local foi quase todo coberto com lonas de plástico e cascalho.
Leia Também: Portugal vai pedir a extradição de um jihadista português preso no Iraque
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com