Vladimir Putin vai visitar dois pequenos estados ex-soviéticos, na Ásia, esta semana. Esta será a primeira viagem anunciada do presidente russo para fora do país desde que teve início a invasão russa à Ucrânia, a 24 de fevereiro.
Pavel Zarubin, um correspondente da televisão estatal do Kremlin, anunciou este domingo que Putin vai visitar o Tajiquistão e Turquemenistão.
Em Dushanbe, Putin irá encontrar-se com o Presidente Tajik Imomali Rakhmon, um aliado russo e o mais antigo governante de um antigo estado soviético. Em Ashgabat, participará numa cimeira de nações do Cáspio.
Deverá depois encontrar-se com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, em Moscovo.
Putin planeia também visitar a cidade bielorrussa de Grodno, a 30 de junho, e a 1 de julho vai participar num fórum com o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko.
A última viagem pública de Putin foi uma visita a Pequim, no início de fevereiro, onde ele e o presidente chinês Xi Jinping revelaram um tratado de amizade "sem limites" horas antes dos dois assistirem à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, recorda a Reuters.
Leia Também: Putin anuncia que Rússia vai fornecer mísseis táticos à Bielorrússia