Cruz Vermelha alerta para situação no Sudão do Sul
Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou hoje para a difícil situação humanitária no Sudão do Sul, onde existem centenas de milhares de deslocados devido ao conflito que afeta o país.
© DR
Mundo Nairobi
"Estamos preocupados com a degradação da situação humanitária", afirmou o diretor da delegação do CICV no Sudão do Sul, Melker Mabeck, citado num comunicado divulgado em Nairobi.
"Há uma crescente insegurança alimentar porque a produção e comercialização dos alimentos foi interrompida em muitos locais devido à violência", sublinhou Mabeck.
A organização alerta que a situação piorará com a chegada da estação das chuvas, já que as vias ficarão intransitáveis e as pistas de aterragem não poderão ser utilizadas.
"Em breve precisaremos de mais recursos para responder às necessidades crescentes", disse o responsável do CICV, que fornece alimentos e água e dá assistência médica.
Perante os combates que decorrem em algumas zonas do Sudão do Sul, o CICV exigiu que os civis e o pessoal médico sejam respeitados e que seja permitido o acesso às instalações de saúde de todos os feridos ou doentes, independentemente do lado a que pertençam.
O conflito no Sudão do Sul iniciou-se no passado dia 15 de dezembro com uma alegada tentativa de golpe de Estado por parte do ex-presidente Riek Machar, rival político do presidente Salva Kiir, tendo causado já milhares de mortos.
Apesar de terem assinado um cessar-fogo a 23 de janeiro, governo e rebeldes acusam-se mutuamente de violarem as tréguas, sobretudo nos Estados de Unity, Jonglei e Alto Nilo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com