Ferrugem? Torre Eiffel precisa de reparações profundas, segundo relatos
A torre está atualmente a sofrer uma nova pintura, no valor de 60 milhões de euros, em antecipação para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que vão ocorrer na capital francesa em 2024.
© Reuters
Mundo Torre Eiffel
A Torre Eiffel está cheia de ferrugem e a precisar de reparações profundas, de acordo com relatos confidenciais citados pela revista francesa Marianne, noticia a Reuters. Porém, neste momento a estrutura está apenas a ser alvo de uma pintura de 60 milhões de euros, em antecipação dos Jogos Olímpicos de 2024, que vão decorrer em Paris.
A torre de ferro, de 324 metros de altura, foi construída por Gustave Eiffel no final do século XIX e encontra-se atualmente entre os locais turísticos mais visitados do mundo - ao receber cerca de seis milhões de visitantes por ano.
Contudo, relatos confidenciais de peritos citados pela revista Marianne sugerem que o monumento se encontra em mau estado e cheio de ferrugem. "É simples: se Gustave Eiffel visitasse o local, teria um ataque cardíaco", disse um dos gerentes do monumento à revista.
A empresa que supervisiona a torre, a Societe d'Exploitation de la Tour Eiffel (SETE), não pôde ser imediatamente pela Reuters, a fim de prestar alguns comentários sobre estes factos.
A torre está atualmente a sofrer uma nova pintura, no valor de 60 milhões de euros, em antecipação para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que vão ocorrer na capital francesa em 2024.
Cerca de 30% da torre deveria ter visto a atual pintura removida e depois ter duas camadas pintadas de origem - embora os atrasos nos trabalhos, motivados pela pandemia de Covid-19, e a presença de chumbo na antiga tinta tenham levado a que apenas 5% do monumento venha a receber tal tratamento.
Segundo o trabalho efetuado pela revista Marianne, a SETE está relutante em fechar a torre durante muito tempo, visto que tal provocaria um rombo nas receitas derivadas das visitas.
Leia Também: Alívio e lágrimas entre apoiantes de Emmanuel Macron na sua reeleição
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com