Capitólio. Ex-advogado da Casa Branca vai testemunhar sobre ataque

O ex-advogado da Casa Branca Pat Cipollone, que lutou contra os esforços do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump para reverter o resultado das eleições de 2020, concordou quarta-feira em testemunhar no Congresso sobre o ataque ao Capitólio.

Notícia

© Getty Images

Lusa
07/07/2022 06:39 ‧ 07/07/2022 por Lusa

Mundo

EUA

O depoimento de Cipollone vai ocorrer na sexta-feira à porta fechada perante a comissão que investiga o ataque de 06 de janeiro de 2021.

A imprensa norte-americana, como o jornal The New York Times e a rede de televisão CNN, que citou fontes familiarizadas com a investigação, destacou que o ex-advogado vai testemunhar numa sessão que será gravada em vídeo e transcrita.

Vai ser a segunda vez que Cipollone se sentará diante da comissão após um primeiro testemunho também à porta fechada em 13 de abril. Segundo a CNN, o ex-advogado havia resistido em prestar declarações desde aquela altura.

Há muito que a comissão pressionava o ex-advogado da Casa Branca a cooperar e emitiu uma intimação na semana passada, chamando o seu depoimento de crucial.

O The New York Times lembro que Cipollone testemunhou momentos-chave nos esforços de Trump para invalidar os resultados das eleições de novembro de 2020, na qual o democrata Joe Biden venceu, como discussões sobre a possível apreensão de máquinas de contagem de votos.

Cipollone também esteve presente na Ala Oeste da Casa Branca em janeiro de 2021, quando uma multidão de apoiantes de Trump invadiu o Capitólio durante uma sessão para endossar a vitória eleitoral de Biden.

A pressão da comissão para que o ex-advogado se sente para testemunhar intensificou-se após o testemunho na última semana, numa audiência pública, de Cassidy Hutchinson, antiga assessora do ex-chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, informou o The New York Times.

Hutchinson detalhou as conversas que teve com Cipollone, nas quais o advogado levantou preocupações sobre as ações de Trump e Meadows.

Leia Também: Impedido tiroteio em massa no dia da Independência dos EUA na Virgínia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas