Zelensky reage à morte de Shinzo Abe. "Ato hediondo de violência"
O ex-líder japonês tinha 67 anos.
© Getty
Mundo Shinzo Abe
O presidente da Ucrânia reagiu, esta sexta-feira, ao assassinato do ex-chefe de governo do Japão Shinzo Abe.
"É terrível a notícia do assassinato cruel do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe", escreveu Volodymyr Zelensky no Twitter.
"As minhas condolências para a família e o povo japonês neste momento difícil", continuou o líder ucraniano, acrescentando: "Este ato hediondo de violência não tem desculpa".
Horrible news of a brutal assassination of former Prime Minister of Japan Shinzo Abe. I am extending my deepest condolences to his family and the people of Japan at this difficult time. This heinous act of violence has no excuse.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 8, 2022
Recorde-se que o ex-líder japonês morreu na sequência de um ataque durante um comício. Abe, de 67 anos, morreu após ser baleado duas vezes na cidade japonesa de Nara. O suspeito do ataque já foi detido e tratar-se-á de Tetsuya Yamagami, um ex-membro da força naval japonesa.
Em Portugal, tanto o Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, como o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva já reagiram. Também o ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu ao assassinato.
Leia Também: Presidente do Parlamento Europeu vem a Portugal falar sobre a guerra
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com