Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Juiz norte-americano suspenso por gozar com sotaque asiático em audiência

James Patterson foi suspenso depois de vários incidentes em que gozou com minorias étnicas, especialmente contra a comunidade asiática.

Juiz norte-americano suspenso por gozar com sotaque asiático em audiência
Notícias ao Minuto

00:03 - 09/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Alabama

Um juiz no estado norte-americano do Alabama, nos Estados Unidos, foi suspenso e acusado de comportamento inadequado e abuso de autoridade judicial, depois de, em plena sala de audiências, ter tentado imitar um sotaque asiático para gozar com um jurista e ter repetidamente ofendido a descendência asiática da governador do Alabama, Kay Ivey.

Segundo a NBC News, o juiz James T. Patterson foi eleito em 2016 - alguns cargos judiciais são eleitos em eleições intercalares, o que se torna muito relevante em estados bastante conservadores, como é o caso do Alabama. A queixa surgiu em 2019, mas nos últimos meses surgiram vários relatos de membros do staff e jornalistas que se mostraram desconfortáveis com o comportamento do juíz.

A queixa foi apresentada à Comissão de Inquérito Judicial norte-americana e, citada pela NBC, a comissão escreve que a conduta do juiz "degradou a confiança do público na integridade, dignidade e decoro do ramo judiciário".

Patterson foi suspenso em junho e foi acusado por comportamento inapropriado e abuso de autoridade judicial.

Na audiência que motivou a queixa, em agosto de 2019, o juiz fez comentários ofensivos, questionando se havia alguém a falar inglês e gozando com o sotaque asiático depois de ver um jurista norte-americano de descendência asiática na sala. O magistrado pediu mais tarde desculpas pelo comentário.

Em vários e-mails e comentários públicos, Patterson também gozou com a descendência asiática e com a idade da governadora do estado do Alabama, Kay Ivey, referindo-se à política como "governadora MeMaw" - expressão usada para fazer pouco de pessoas idosas.

O juiz é abertamente conservador também nas suas opções políticas, utilizando linguagem comummente usada por políticos republicanos para atacar direitos sociais e minorias étnicas. Num comunicado a que a NBC teve acesso, James Patterson defendeu-se e garantiu que não era racista.

Uma associação nacional de direito asia-pacífica condenou os ataques do magistrado contra a comunidade asiática - especialmente numa altura em que se sucedem ataques racistas com armas de fogo contra esta comunidade étnica norte-americana.

"Os juízes têm posições de grande responsabilidade e os comentários e ações do juiz Patterson gozando com um jurista são inapropriados. Esperamos que os juízes tenham os mais elevados patamares de conduta por se sentarem no pico do nosso sistema legal, mas este incidente perpetua estereótipos sobre comunidades asiáticos e contribuiu para a desconfiança na imparcialidade do nosso sistema", escreveu o diretor da associação.

Esta não terá sido a primeira vez que Patterson usou linguagem forte, usando várias vezes insultos, palavrões e piadas sobre assédio sexual em prisões para gozar com arguidos e colegas. 

Leia Também: Suspensa greve de protesto na Tunísia contra destituição de juízes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório