Cinturão de boxe de Mandela furtado de museu no Soweto
O cinturão de boxe que o ex-campeão do Mundo americano da WBC Sugar Ray Leonard ofereceu ao antigo Presidente Nelson Mandela, foi furtado da casa-museu do líder histórico anti-'apartheid' sul-africano, no Soweto, arredores de Joanesburgo, foi hoje anunciado.
© BrunoPress
Mundo Nelson Mandela
A polícia de Gauteng confirmou a ocorrência à imprensa local, afirmando que está a investigar o crime desde o passado dia 02 deste mês.
O furto ocorreu há duas semanas na casa de Mandela na rua Vilakazi, em Orlando West, Soweto, segundo o canal de televisão sul-africano ENCA.
"O incidente faz aumentar o recurso à segurança, agora temos que garantir que aumentamos a segurança dos nossos turistas", considerou Thato Mothopeng, da entidade oficial responsável pelo turismo local - SA Township and Village Tourism -, em declarações à televisão sul-africana.
O título WBC [World Boxing Council] foi dado a Mandela pelo ex-campeão mundial americano de pugilismo após a libertação da prisão do líder sul-africano, a 11 de fevereiro de 1990.
O artefacto, com um valor estimado em 50.000 rands (3.000 euros), segundo as autoridades sul-africanas, era considerado um dos objetos mais significativos em exibição na residência do primeiro presidente negro do país e líder histórico do ANC, o partido no poder desde 1994 na África do Sul.
Leia Também: Sobe para 16 o número de mortos no ataque a taberna na África do Sul
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com