Trudeau defende entrega "difícil mas necessária" das turbinas Nord Stream
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, justificou na quarta-feira a polémica decisão de entregar as turbinas do gasoduto russo Nord Stream, considerando tratar-se de uma medida "difícil", mas "necessária" para ajudar a Alemanha.
© David Kawai/Bloomberg via Getty Images
Mundo Nord Stream
Numa conferência de imprensa realizada hoje, Justin Trudeau procurou apaziguar a Ucrânia, cujo Presidente, Volodimir Zelensky, criticou duramente a decisão do governo do Canadá, descrevendo-a como inaceitável.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia anunciou esta terça-feira que convocou o embaixador do Canadá em Kiev, depois do Governo de Otava ter concordado em entregar as turbinas necessárias para atender o gasoduto Nord Stream 1, apesar das sanções em vigor contra a Rússia e dos apelos da Ucrânia.
As turbinas estavam em manutenção no Canadá numa propriedade do grupo alemão Siemens.
Na conferência de imprensa, Trudeau salientou que o Canadá tem sido um dos principais aliados de Kiev contra a Rússia e que Otava continuará a liderar o mundo na imposição de sanções contra o regime de Moscovo.
O primeiro-ministro do Canadá acrescentou que a entrega das turbinas foi decidida para ajudar a Alemanha e outros países europeus e que Moscovo está a tentar usar a energia como arma para criar divisões entre os aliados ocidente.
A decisão de entregar as turbinas para garantir a operação do Nord Stream foi aplaudida por Bruxelas e por Washington.
No Canadá, porém, tanto o principal partido da oposição -- o Partido Conservador -- como a comunidade ucraniana acusaram Trudeau de ceder à pressão de Putin.
Leia Também: Gazprom diz que não garante bom funcionamento do gasoduto Nord Stream
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com