França está em alerta máximo esta segunda-feira, enquanto os bombeiros continuam a combater as chamas no sudoeste do país, nomeadamente em Gironde, a sul de Bordéus, onde o fogo já consumiu 14 hectares de floresta desde a passada terça-feira.
As condições pioraram na última noite, entre ventos fortes e a onda de calor, o que levou o comandante dos bombeiros a exortar os colegas a mostrarem "humildade e paciência", já que a situação ainda vai demorar a ficar controlada.
Os fogos nesta região ainda mobilizam cerca de 1.700 operacionais.
Os bombeiros descrevem labaredas com mais de 100 metros de altura e estimam que o fogo tenha atingido sete a 10 casas, enquanto cerca de três mil foram poupadas.
Na galeria acima pode, aliás, testemunhar o trabalho dos bombeiros durante esta noite, e como se organizam para descansar esta manhã.
Diante do risco de avanço dos incêndios, as aldeias de Budos, Balzac e Landiras serão evacuadas nas próximas horas.
"Vamos retirar 3.500 pessoas", anunciou o vice-presidente da câmara, depois de 19.700 pessoas já terem deixado as suas casas. "Será enviada uma mensagem de texto a todos os habitantes das zonas afetadas."
Gironde é um dos quinze departamentos de França que estão em alerta vermelho para o calor, enquanto outros 51 permanecem em alerta laranja. As temperaturas devem ultrapassar os 42°C à tarde, acompanhadas de ventos de 60km/h.
15 dpts en #vigilanceRouge
— VigiMétéoFrance (@VigiMeteoFrance) July 18, 2022
51 dpts et l'Andorre en #vigilanceOrange
Restez informés sur https://t.co/rJ24zzmmy4 pic.twitter.com/qOvyzbnqV8
Leia Também: Cortes de estradas e evuacação de aldeias devido a fogos em Espanha