Keon Sanderson, de 18 anos, natural de West Yorkshire, fez parte de um grupo que roubou o equivalente a cerca de 35 mil euros em pastilha elástica da marca Wrigley, no Reino Unido, para pagar uma dívida, mas apesar do crime não ficou preso.
Três pessoas participaram num assalto a um camião de onde levaram sete de 19 paletes de pastilha elástica, no dia 4 de maio, enquanto a motorista dormia com o veículo estacionado na autoestrada M5 em Inglaterra.
Ao serem vistos por outro condutor que contactou as autoridades, fugiram do local, desencadeando uma perseguição ao longo da autoestrada, acabando por conduzir na direção errada antes de abandonarem o veículo e fugirem, conta a Sky News.
Sanderson e Ellis Benecke, de 20 anos, ex-futebolista, foram detidos e, mais tarde, ouvidos no tribunal Gloucester Crown. Sanderson disse ter sido "coagido" a realizar o crime que fez com o intuito de pagar as suas dívidas. Segundo o seu advogado, Mandla Ndlou, o adolescente não desempenhou "absolutamente nenhum papel" no planeamento do assalto. "Isto foi muito feito por um indivíduo que é muito mais velho do que ele", salientou.
Inicialmente, as autoridades pensaram que Sanderson era quem conduzia o veículo utilizado para a fuga, mas concluíram que não. O jovem de 18 anos confessou-se culpado de roubo, posse de canábis e de não ter efetuado um teste de respiração, amostra de sangue ou urina para análise.
Como tal, foi-lhe aplicada 10 meses de pena suspensa, revelou o juiz Richard Mawhinney: "Esta foi uma operação sofisticada e planeada para identificar um veículo a partir do qual os bens seriam roubados", acrescentando: "Aceito que o planeamento não foi feito por Sanderson e que estava sob uma certa pressão para realizar estas ações, mas ao mesmo tempo beneficiou ao ter uma dívida soldada".
Terá ainda que realizar 150 horas de trabalho comunitário e pagar cerca de 234 euros. Quanto a Benecke, também admitiu ter feito o assalto para saldar uma dívida, tendo sido condenado a uma pena suspensa de 18 meses e a 140 horas de trabalho não remunerado.
Leia Também: Britânico de 19 anos em estado grave depois de ser agredido na Grécia