Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Deputada denuncia imagens de alegada castração de prisioneiro ucraniano

Acumulam-se as acusações de crimes de guerra cometidos pelas forças russas desde o início da invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Deputada denuncia imagens de alegada castração de prisioneiro ucraniano
Notícias ao Minuto

15:41 - 29/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Imagens de uma alegada castração de um prisioneiro guerra ucraniano capturado pelas forças russas estão a gerar revolta na Ucrânia.

O vídeo, partilhado na rede social Twitter pela deputada ucraniana Inna Sovsun, mostra um grupo de soldados russos a segurar um prisioneiro de guerra ucraniano no chão, cortando-lhe os genitais.

“Soldado russo do batalhão Ahmat cortou os genitais de um prisioneiro de guerra ucraniano. É isto que os nazis estão a fazer aos ucranianos. A Rússia tem de pagar! Deem à Ucrânia as armas de que precisamos para parar este pesadelo de uma vez por todas. O mundo não pode fingir que isto não está a acontecer”, descreveu a responsável.

No dia seguinte, a deputada recorreu à mesma rede social para revelar que o seu perfil tinha sido banido, após a partilha das imagens.

“O Twitter decidiu que [as imagens] eram demasiado cruéis. Mas é isto que acontece. E apagar o vídeo não o mudará. As pessoas devem saber o que a Rússia está a fazer!”, acusou.

Acumulam-se as acusações de crimes de guerra cometidos pelas forças russas desde o início da invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) descreveu aquele país como uma “cena de crime”, enviando a sua maior equipa para investigar as acusações de crimes de guerra por parte das forças de Moscovo.

Esta sexta-feira, o primeiro soldado russo condenado por crimes de guerra na Ucrânia viu a sua sentença de prisão perpétua ser reduzida para 15 anos, depois de ter assassinado um civil desarmado, a 28 de fevereiro.

Leia Também: Ucrânia reduz pena de 1.º soldado russo condenado por crimes de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório