Dois novos navios, carregados de cereais, saíram, esta segunda-feira, de portos ucranianos, anunciou o Ministério da Defesa da Turquia, citado pela Reuters.
Estas saídas elevam para dez o total de navios a deixar a Ucrânia desde o primeiro carregamento de cereais autorizado, após o acordo assinado a 22 de julho em Istambul.
Os navios que hoje partiram tratam-se, segundo o Ministério turco, do Sacura, que partiu de Yuzni e que transporta 11 toneladas de soja para Itália, e o Arizona, que partiu de Chornomorsk, com 48.458 toneladas de milho para Iskenderun, no sul da Turquia.
No domingo também quatro navios deixaram a Ucrânia e deverão ancorar perto de Istambul esta noite e onde amanhã serão inspecionados.
Recorde-se que o centro conjunto, do qual fazem parte representantes russos, ucranianos, turcos e das Nações Unidas, foi criado para fiscalizar o envio dos cereais ucranianos, na sequência dos acordos separados com a Ucrânia e com a Rússia para tentar pôr termo à crise alimentar global.
O acordo de 22 de julho sobre a exportação dos cereais por via marítima permitiu criar corredores seguros através das águas minadas à saída dos portos ucranianos.
Leia Também: Ucrânia pede à Alemanha que previna o inverno e adie fim do nuclear