EUA pedem ao Sudão do Sul libertação de jornalista da Voz da América

Os Estados Unidos pediram hoje ao Sudão do Sul que liberte a jornalista sul-sudanesa que trabalha para a rádio pública Voz da América, presa durante protestos no domingo.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/08/2022 20:33 ‧ 09/08/2022 por Lusa

Mundo

EUA

Diing Magot, uma jornalista 'freelancer', foi presa, juntamente com cinco manifestantes que organizavam uma ação de protesto contra o vertiginoso aumento dos preços dos bens de primeira necessidade no país, segundo a polícia.

O porta-voz da polícia do Sudão do Sul, Daniel Justine, disse aos jornalistas que está em curso uma investigação sobre o caso de Diing Magot.

A embaixada dos EUA em Juba pediu a libertação imediata da jornalista.

"Reafirmamos o direito dos jornalistas de fazerem o seu trabalho sem interferências ou preconceito", afirmou a embaixada na sua página oficial na rede social Twitter.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Sudão do Sul, Oyet Patrick, juntou-se a este apelo, considerando: "É claro que não cometeu nenhum crime e que a lei não é respeitada", sublinhando que Magot já teria sido presente a tribunal se houvessem acusações contra si.

Os jornalistas têm sido alvo da polícia nos últimos meses, com vários deles detidos recentemente no parlamento, em junho, sob a acusação de estarem a fazer a cobertura ilegal de uma conferência de imprensa do vice-presidente do parlamento, um aliado da oposição.

"A liberdade de imprensa é extremamente precária no Sudão do Sul, onde os jornalistas trabalham sob constantes ameaças e intimidações, e onde a censura é omnipresente", segundo a associação de defesa da liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras.

O Sudão do Sul, como muitos países da África subsaariana, sofreu as consequências da guerra na Ucrânia com o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis.

Leia Também: ONU pede que EUA e Rússia resolvam inspeções aos arsenais nucleares

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas