Atracou mais um navio comercial na Ucrânia para carregamento de cereais
O ministro das infraestruturas da Ucrânia esclareceu hoje que 30.000 toneladas de milho vão ser exportadas através desta embarcação, a OSPREY S.
© Getty Images
Mundo Ucrânia/Rússia
O segundo navio comercial a chegar, desde o início da invasão russa, a um porto ucraniano, já atracou em Chornomorsk, na cidade de Odessa, e está pronto para ser carregado com cereais. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo ministro das infraestruturas da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, na rede social Twitter.
Na publicação, o governante esclareceu que 30.000 toneladas de milho vão ser exportadas através desta embarcação, a OSPREY S.
De recordar que o primeiro dos navios a ter abandonado com sucesso a Ucrânia, carregado de cereais, atracou na segunda-feira no porto turco de Derince, no contexto do acordo mediado pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo foi avançado pelas autoridades locais.
Em causa estava o navio Polarnet, que partiu do porto de Chornomorsk na sexta-feira, carregado de 12.000 toneladas de milho.
The 2nd bulk carrier arrived at the port of Chornomorsk for loading. OSPREY S is ready to export 30 000 thousand tons of corn. Let’s keep working! pic.twitter.com/qpyH4BG6Zi
— Oleksandr Kubrakov (@OlKubrakov) August 10, 2022
Em causa está um entendimento que foi assinado, no mês passado, entre a Rússia e a Ucrânia e que previa a reabertura dos portos do Mar Negro e a retoma das exportações de cereais - com vista a evitar uma crise alimentar global de proporções crescentes.
A esse propósito, os dois países assinaram documentos separados com a Turquia e a ONU, abrindo o caminho para que a Ucrânia pudesse exportar as cerca de 20 milhões de toneladas de cereais e outros bens agrícolas que tinham ficado retidos nos portos do Mar Negro por causa da guerra no país.
O acordo visa permitir a passagem segura de carregamentos de cereais para e a partir de Odessa, de Chornomorsk e de Yuzhny.
Desde a reabertura dos corredores marítimos, partiram já dos portos ucranianos 12 navios comerciais com destino a outros países, segundo a informação avançada pelo Ministério da Defesa da Turquia.
Antes da invasão russa sobre a Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, Rússia e Ucrânia representavam quase um terço das exportações globais de trigo.
Leia Também: China diz que os EUA são o "principal instigador da crise ucraniana"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com