Exército chinês recruta "a todo o vapor" após visita de Pelosi a Taiwan
Fervor patriótico nos fóruns chineses subiu de tom nos últimos dias.
© Reuters
Mundo Tensão
A visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a Taiwan, motivou um aumento da tensão com a China e, aparentemente, acionou um fervor patriótico nos fóruns chineses.
De acordo com um correspondente do jornal El Mundo, a visita de Pelosi a Taiwan despertou o interesse dos jovens em se alistarem no exército.
A maioria dos voluntários são universitários com perfil tecnológico e científico. O recrutamento para o exército chinês segue "a todo o vapor", segundo detalha o El Mundo.
As forças armadas de Taiwan iniciaram, inclusive, um exercício de artilharia com uso de fogo real a simular a defesa da ilha contra um ataque da China na terça-feira, dia 9 de agosto, depois de seis dias consecutivos a realizar exercícios militares que em redor de Taiwan.
A tensão parece estar numa espécie de 'lume brando', sendo o desfecho ainda incerto.
Ontem, dia 10 de agosto, o governo do Reino Unido convocou o embaixador chinês em Londres para pedir explicações sobre o "comportamento cada vez mais agressivo" da China em relação a Taiwan.
Já Pelosi, frisou que os EUA não vão deixar que a China isole Taiwan.
Refira-se que a China considerou a visita de Nancy Pelosi - a mais importante responsável norte-americana a visitar Taiwan em 25 anos - uma provocação, ameaçando os EUA de retaliação.
Leia Também: Nancy Pelosi. "Não vamos deixar que a China isole Taiwan"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com