O suspeito do ataque ao escritor britânico Salman Rushdie foi acusado por tentativa de homicídio em segundo grau, divulgaram este sábado as autoridades dos Estados Unidos, avança a Reuters.
"O indivíduo responsável pelo ataque de ontem, Hadi Mattar, foi formalmente acusado de tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau", disse o procurador-geral do condado de Chautauqua, Jason Schmidt, em comunicado.
"Ele foi indiciado por essas acusações na noite passada e detido sem fiança", acrescenta o comunicado.
O escritor britânico Salman Rushdie, autor dos controversos 'Versículos Satânicos' e alvo de uma sentença de morte há mais de 30 anos, foi ligado a um ventilador após ter sido esfaqueado na sexta-feira no estado de Nova Iorque.
"O Salman vai provavelmente perder um olho; os nervos do seu braço foram cortados e o foi esfaqueado ao nível do fígado", afirmou o agente de Rushdie.
Rushdie foi atacado na sexta-feira por volta das 11h (16h em Lisboa) quando iniciava uma palestra em Chautauqua, no noroeste do estado norte-americano de Nova Iorque.
"Um suspeito precipitou-se sobre o local e atacou Salman Rushdie e o entrevistador", esfaqueando o escritor no pescoço e no abdómen, disse na sexta-feira a polícia, acrescentando que o moderador da conferência, Ralph Henry Reese, de 73 anos, foi "levemente ferido na face".
O atacante foi detido pela polícia que o identificou como Hadi Matar, 24 anos, originário do estado de Nova Jérsia.
Logo após a agressão, o escritor foi transportado de helicóptero para o hospital mais próximo, onde foi operado de urgência.
[Notícia atualizada às 16h35]
Leia Também: Salman Rushdie. Atacante acusado de tentativa de homicídio em 2.º grau