"Se agradar a Deus e se o meu partido quiser, porque teremos um sufrágio interno no partido, sou candidato às eleições presidenciais de fevereiro de 2024", anunciou Sonko durante uma conferência de imprensa em Dakar.
"De todos os que participaram nas eleições presidenciais de 2019 como opositores, dos quatro candidatos da oposição, sou o único que continua a ser um opositor original de Macky Sall", o Presidente atual, vincando que dois juntaram-se à maioria que sustenta o governo e o quarto abandonou a política.
As eleições presidenciais, disse, "são uma etapa crucial e extremamente importante", depois dos resultados das eleições municipais e legislativas, que deram "uma clara vitória à oposição apesar das fraudes e das manobras da comissão eleitoral e do Conselho Constitucional".
Conhecido pelo seu discurso "antissistema", crítico da má governação, da corrupção e do neocolonialismo francês, o agora candidato é muito seguido pelos jovens, e é um claro favorito nas presidenciais de 2024, indica a agência de notícias Efe.
Leia Também: Chade. Presidente da UA "sente" vontade de diálogo no governo transitório