"O Presidente Zelensky liderou corajosamente o povo ucraniano na sua defesa da liberdade contra a tirania russa, e a sua coragem inspirou pessoas ao redor do mundo a defender a democracia liberal e o Estado de direito", disse o presidente e diretor executivo do Centro, Jeffrey Rosen, num comunicado.
Zelensky, que assume o cargo presidencial desde maio de 2019, também já recebeu prémios como o 'Ronald Reagan Freedom Award' e o 'John F. Kennedy Profile in Courage Award', além de homenagens de vários Governos europeus, como foi o caso da República Checa, Letónia, Lituânia, Polónia e Eslováquia, segundo precisou a associação norte-americana.
A Medalha da Liberdade, distinção estabelecida em 1988 para marcar o bicentenário da Constituição dos Estados Unidos, é concedida a personalidades que se esforçam para garantir os benefícios e os valores da liberdade para as pessoas em todo o mundo.
Entre os galardoados mais recentes estão os antigos juízes do Supremo Tribunal norte-americano Ruth Bader Ginsburg e Anthony Kennedy, o antigo senador republicano e ex-candidato presidencial John McCain e a ativista paquistanesa Malala Yousafzai.
Leia Também: EUA descartam proibição total de entrada de cidadãos russos no país