O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, vai ser enterrado no sábado, dia 3 de setembro, no cemitério Novodevichy, em Moscovo, onde se encontram os restos mortais de figuras importantes da história russa, assim como o túmulo da sua mulher Raísa.
A informação é avançada pela agência independente russa Interfax que cita a filha do político, Irina.
"O funeral terá lugar no sábado no cemitério Novodevichy [na capital russa] e o velório será realizado no Salão das Colunas da Casa dos Sindicatos", um local reservado a personalidades proeminentes da sociedade russa, indicou a filha de Mikhail Gorbachev, Irina Virganskaya, citada pela agência russa Interfax.
O corpo do político estará em câmara ardente durante algumas horas, das 10:00 às 14:00 locais (das 07:00 às 11:00 hora de Lisboa), e o público terá acesso ao local, segundo precisou um porta-voz da Fundação Gorbachev, citado pela agência espanhola EFE.
Quanto a um funeral de Estado, Irina demonstrou alguma dúvida em acreditar que vá acontecer.
A cerimónia decorrerá entre as 10h00 às 14h00 de sábado. O acesso ao Salão das Colunas será aberto ao público.
O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu na terça-feira, dia 30 de agosto, aos 91 anos.
O porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, disse hoje que a informação sobre a eventual presença do Presidente russo, Vladimir Putin, nas cerimónias fúnebres será anunciada nos próximos dias.
Numa mensagem de condolências divulgada hoje, Putin falou de "um político e estadista que teve uma grande influência na História mundial".
[Notícia atualizada às 18h27]
Leia Também: Gorbachev e Raísa: Uma história de amor que começou na universidade