O presidente russo, Vladimir Putin, não vai estar presente no funeral do último líder da união soviética, Mikhail Gorbachev, este sábado, devido a restrições de agenda, segundo o Kremlin.
A informação foi conhecida numa conferência de imprensa, citada pela agência Reuters, em que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, terá dito que Putin prestou as suas homenagens ao antigo líder já esta manhã quando visitou o Hospital Clínico Central de Moscovo, onde Gorbachev morreu, na terça-feira. Assim, não deverá estar presente no funeral devido a restrições de agenda.
Apesar de não estar presente, o atual presidente deixou uma mensagem de condolências divulgada ontem, onde fala de "um político e estadista que teve uma grande influência na História mundial".
Recorde-se que o corpo de Gorbachev estará em câmara ardente durante algumas horas, das 10h00 às 14h00 locais (das 07h00 às 11h00 hora de Lisboa), e o público terá acesso ao local, segundo confirmação do porta-voz da Fundação Gorbachev, citado pela agência espanhola EFE.
Quanto a um funeral, que em princípio não será de Estado mas aberto ao público, este decorrerá durante estas horas no Salão das Colunas da Casa dos Sindicatos, em Moscovo.
O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu na terça-feira, dia 30 de agosto, aos 91 anos.
Leia Também: Papa recorda Gorbachev como "respeitado homem de Estado"