Segundo a mesma fonte, os agentes da Polícia de Controlo de Drogas detetaram a cocaína durante uma investigação no terminal de contentores de Moín, província de Limon, e também detiveram no local um suspeito, condutor de um camião de carga.
No interior do contentor, os agentes antidroga encontraram um total de 2.352 embalagens de cocaína, com cerca de um quilo cada, que tinham como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica.
Em 2020, as autoridades da Costa Rica apreenderam 17 contentores com um total de 17,1 toneladas de cocaína e, no ano seguinte, outros 19 contentores com uma carga total de 16,1 toneladas dessa droga.
Já este ano, as autoridades do país apreenderam pelo menos 10 contentores, num total de 7,5 toneladas de cocaína.
O Ministério da Segurança anunciou também, no sábado, a apreensão de 3,1 toneladas de marijuana numa outra operação realizada num armazém fiscal na província de Guanacaste.
Naquele local, a polícia encontrou a droga num camião com matrícula da Guatemala, proveniente do México, com uma carga de borracha e conduzido por um guatemalteco, que foi detido.
O ministro da Segurança, Jorge Torres, considerou que estas operações antidroga são o resultado de "um trabalho vigoroso" contra o crime organizado.
"Nas últimas 24 horas, demos dois golpes que afetaram o crime organizado. Com isto, deixamos clara a mensagem para as estruturas do crime organizado de que estamos a agir com força, articulação e força", disse o ministro.
Dados do Ministério da Segurança da Costa Rica indicam que, em 2021, as apreensões de droga ascenderam a 71 toneladas, a maioria das quais cocaína, e que 35 organizações de tráfico de droga com ramificações internacionais foram também desmanteladas.
A Costa Rica está localizada numa área geográfica considerada pelas autoridades como uma ponte entre os grandes produtores de droga da América do Sul e os mercados da América do Norte e da Europa.
Leia Também: Treze detidos e 400 doses de droga apreendidas no Festival do Crato