Com o avanço significativo das tropas ucranianas nas principais regiões ocupadas, os cidadãos foram instruídos a preparar-se para a "desocupação", pelo conselheiro presidencial Mykhailo Podolyak.
Recorrendo à rede social Twitter, o conselheiro pediu aos ucranianos nas áreas ocupadas pela Rússia, incluindo a Crimeia, que tomem precauções extra e sigam as recomendações "das autoridades durante as medidas de desocupação".
Afirmou ainda que: "devem preparar um abrigo antiaéreo, reservar uma quantidade suficiente de água e carregar os powerbanks", terminando a garantir que "será tudo Ucrânia".
We ask residents of occupied territories, including the Crimean peninsula, to follow the officials’ recommendations during de-occupation measures. In particular, to prepare a bomb shelter, stock up on a sufficient amount of water and charge the powerbanks. Everything will be 🇺🇦.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) September 5, 2022
Estas declarações surgem num momento em que a Ucrânia informou que as suas forças recapturaram Vysokopillya, uma pequena cidade cerca de 167 quilómetros a norte do centro de Kherson e destruíram parte da ponte de Antonovsky, que provocou o isolamento das tropas russas.
Estas pequenas vitórias mostram o avanço das tropas ucranianas e, por isso, o país alerta os populares para que estes se prepararem para a "desocupação", que é o objetivo da Ucrânia.
Leia Também: Último reator a operar na central nuclear de Zaporíjia foi desligado