EUA. Oito detidos por tráfico ilegal de "centenas ou milhares" de pessoas
A maioria das vítimas da rede de tráfico é oriunda da Colômbia, Guatemala e México. Algumas vítimas foram forçadas a entrar em malas, enquanto outras foram amontoadas em reboques de tratores, carrinhas e até camiões-cisterna.
© Getty Images
Mundo EUA
Oito pessoas foram detidas, na terça-feira, por suspeitas de pertencerem a uma rede de tráfico de pessoas nos Estados Unidos da América (EUA). Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, citado pela estação televisiva ABC News, as detenções ocorreram nos estados de Alabama, Louisiana, Mississippi e Texas e a rede poderá ter vitimado milhares de migrantes.
A ‘cabecilha’ da rede, segundo revelaram os procuradores federais, é Erminia Serrano Piedra, também conhecida como ‘Boss Lady’, que, em conjunto com os restantes sete detidos, enfrenta “acusações de transporte de um não-cidadão para benefício monetário, colocando em perigo a vida humana”.
“Esta organização foi motivada pela ganância pessoal e Piedra e os seus co-conspiradores deram prioridade a essa ganância sobre a segurança daqueles que contrabandeavam ilegalmente”, disse o Procurador-Geral Adjunto Kenneth A. Polite, em conferência de imprensa, acrescentando que o Departamento de Justiça está a tentar localizar cerca de 2,3 milhões de dólares (valor semelhante em euros) em bens patrimoniais, que estarão ligados à operação criminosa.
“Temos alegado que esta organização específica era responsável pelo contrabando de pelo menos centenas, se não milhares, de potenciais migrantes”, considerou o procurador.
A maioria das vítimas da rede de tráfico é oriunda da Colômbia, Guatemala e México. De acordo com as autoridades, algumas vítimas foram forçadas a entrar em malas, enquanto outras foram amontoadas em reboques de tratores, carrinhas e até camiões-cisterna durante a viagem para os EUA. Para fazer o transporte de migrantes, os condutores recebiam um valor de até 2.500 dólares por pessoa.
Leia Também: Espanha resgata 59 pessoas ao largo das Canárias e procura terceiro barco
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com