Furacão Orlene, de categoria 3, segue em direção à costa do México
Está agora em vigor um aviso de risco de furacão que abrange a área compreendida entre San Blas, no Panamá, e Mazatlan, já no México.
© REUTERS/Jose de Jesus Cortes
Mundo Furacão
O furacão Orlene, atualmente de categoria 3, segue este domingo em direção à costa noroeste do México, esperando-se que possa atingir as localidades compreendidas entre as cidades turísticas de Mazatlán e San Blas, reporta a Associated Press.
Depois de se ter transformado num furacão durante o dia de sábado, Orlene cresceu de forma a atingir os 205 quilómetros por hora no domingo, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Está agora em vigor um aviso de risco de furacão que abrange a área compreendida entre San Blas, no Panamá, e Mazatlan, no México.
Segundo o mesmo centro norte-americano, a tempestade poderá ainda continuar a aumentar as suas proporções durante o dia de hoje, devendo depois começar a enfraquecer à medida que se for aproximando de terra. Porém, quando tal acontecer, deverá ser ainda sob a forma de furacão.
São assim esperados, segundo a mesma fonte, chuvas que podem originar cheias que podem ir até aos 25 centímetros de altura em alguns locais, bem como inundações em zonas costeiras. Os surfistas são também desaconselhados a ir para o mar.
A Comissão Nacional da Água do México alertou, por sua vez, que o furacão Orlene poderá causar "deslizamentos de terra, subida do nível de rios e riachos, e inundações em zonas baixas".
Leia Também: Novo balanço aponta para 54 mortos nos EUA devido ao furacão Ian
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com