Espanha disponibiliza à ONU "qualquer recurso" para o Saara Ocidental
O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, transmitiu ao enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Saara Ocidental, Staffan de Mistura, que a Espanha porá à sua disposição "qualquer recurso" para facilitar o seu trabalho.
© Getty Images
Mundo Espanha
O governante também reiterou o seu apoio a uma solução política mutuamente aceitável no quadro da Carta das Nações Unidas.
Em comunicado, o ministério informou que esta foi a quarta reunião entre Albares e Staffan de Mistura desde a sua nomeação, em outubro de 2021.
O ministro comunicou ao enviado das Nações Unidas para o Saara Ocidental "a importância do trabalho que está a realizar" e disse que Espanha "continuará a colocar à sua disposição qualquer recurso que esteja ao seu alcance para o facilitar".
"Nesta reunião, Albares transmitiu o apoio expresso pelo líder do Governo, Pedro Sánchez, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 22 de setembro, em Nova Iorque", acrescenta a nota hoje divulgada.
Na sua participação na Assembleia Geral da ONU, em setembro, Sánchez defendeu uma "solução política mutuamente aceitável para o Saara Ocidental no quadro da Carta das Nações Unidas e das resoluções do Conselho de Segurança".
No discurso, Sánchez aludiu à mudança de posição de Espanha sobre o conflito, em março, quando Espanha disse pela primeira vez que o plano de autonomia marroquino era "a base mais séria, credível e realista" para a resolução da disputa.
Leia Também: Argélia pede à ONU "fim da ocupação" marroquina no Saara Ocidental
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com