Detido em Espanha um dos traficantes mais procurados pela Europol
O homem foi condenado em 2018 por fazer parte de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de haxixe para vários países do norte da Europa.
© Guardia Civil
Mundo Guardia Civil
A Guardia Civil deteve, na passada quarta-feira, na província espanhola de Alicante, um cidadão estónio de 56 anos, identificado apenas como ‘H.P.’, que estava fugido das autoridades da Estónia há cerca de quatro anos.
O homem foi condenado em 2018 por fazer parte de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de haxixe para vários países do norte da Europa. Após a fuga, foi colocado na lista de ‘Mais Procurados da UE’ da Europol.
Segundo revelou, esta terça-feira, a autoridade espanhola, o suspeito era responsável pela logística da rede criminosa, fornecendo os veículos para transportar o estupefaciente em grandes quantidades de Espanha para a Estónia e para os países nórdicos.
No início de setembro, após as autoridades terem conhecimento de que o homem podia estar escondido na província de Alicante, iniciou-se uma operação pela sua localização. “Os agentes puderam confirmar que ele [o detido] poderia ter sido preso por outros crimes na província de Alicante, supostamente sob uma identidade falsa, sendo libertado com acusações”, explicou a Guardia Civil.
Detenido en Alicante un narcotraficante incluido en la lista EU Most Wanted de EUROPOL.
— Guardia Civil 🇪🇸 (@guardiacivil) October 4, 2022
Se le considera responsable de la logística de una organización criminal dedicada al tráfico de drogas.https://t.co/OC3u3Hg6oN pic.twitter.com/msHnU586dl
Assim que a autoridade conseguiu confirmar a sua verdadeira identidade, “foi estabelecida uma estreita vigilância sobre várias pessoas no seu ambiente mais próximo, conseguindo localizar o que poderia ser a sua parceira sentimental na cidade de El Albir, em Alicante”.
H.P. acabou por ser localizado e detido nas proximidades do município de Calpe e presente ao juiz de Instrução número 1 da Audiencia Nacional.
Leia Também: Espanha disponibiliza à ONU "qualquer recurso" para o Saara Ocidental
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com