Com quase meio metro, Fenrir foi considerado pelo Guinness World Records como o gato doméstico mais alto do mundo.
O gato da raça Savannah é o resultado de um cruzamento entre um gato doméstico e um serval, um felino selvagem africano. Na verdade, foi o avô de Fenrir, Kongo, quem passou os genes da altura ao resto da família.
Ainda assim, o animal é cerca de três centímetros mais alto do que a média dos gatos Savannah que, segundo o Guinness, medem entre 36 e 43 centímetros.
Com apenas dois anos e dez meses, o gato doméstico, que vive com o médico norte-americano William John Powers, no Michigan, poderá até ultrapassar o seu irmão Arcturus, que deteve este recorde, em 2017. O felino, que media 48,4 centímetros, morreu num incêndio há cinco anos, conforme contou Powers à Guinness. Também Cygnus, o Maine Coon recordista por ter a maior cauda num gato doméstico, perdeu a vida no incidente.
Este recorde passou para Altair, também companheiro de Powers, cuja cauda chega aos 40,83 centímetros. Contudo, Cygnus mantém o seu lugar no topo da tabela, com 44,66 centímetros.
Os animais fazem parte não só da experiência do consultório privado de Powers, especialista no vírus da imunodeficiência humana (VIH), mas também usam o seu título para angariar fundos para gatos vadios e em abrigos na zona de Detroit.
É em casa, contudo, que Fenrir mostra o seu lado ‘mais selvagem’. “É um gato muito tonto, adora brincar e correr”, confessou Powers.
“Estou ansioso por todo o bem que Fenrir e Altair podem fazer com os seus recordes. Espero sinceramente que possam viver segundo o legado dos seus falecidos irmãos Arcturus e Cygnus”, complementou.
Leia Também: Affogato. A melhor forma de comer gelados fora do verão