Itália alcança extradição de traficante de seres humanos preso na Etiópia
A Itália conseguiu a detenção e a extradição de um cidadão da Eritreia procurado desde o ano passado por supostamente organizar uma rota ilegal que migrantes africanos usam para chegar ao Mediterrâneo e à Europa.
© Getty Images
Mundo Tráfico
Ghebremedhin Temesghen Ghebru, 35 anos, foi detido no Aeroporto Internacional de Adis Abeba, na Etiópia, e vai ser extraditado para Itália.
No ano passado, as autoridades de Roma lançaram um mandato de busca e detenção de Ghebru, acusando-o de ser "um fugitivo perigoso".
De acordo com um comunicado das autoridades italianas, o cidadão da Eritreia é acusado de pertencer a uma associação criminosa de tráfico de seres humanos e de favorecer redes de "imigração clandestina".
No momento em que foi detido, Ghebremedhin Temesghen Ghebru, conhecido como "Tenny" ou "Temmy", preparava-se para embarcar num voo com destino a Austrália e era portador de um passaporte australiano.
Segundo as autoridades de Roma, Ghebru organizou na Austrália extensões da organização criminosa.
Ghebru é apontado por Itália como um dos "líderes e promotores" de uma associação criminosa internacional que organizou uma rota terrestre usada pelos migrantes do continente africano nas tentativas de entrada na Europa.
A alegada rede une os países de origem dos migrantes, nomeadamente da Eritreia, Etiópia e do Sudão, com a Líbia onde são embarcados para a costa europeia antes de serem conduzidos para Itália, Reino Unido, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica e Alemanha.
A operação de detenção foi possível graças às investigações da Procuradoria italiana, que contou com a colaboração das autoridades judiciais holandesas e britânicas, Tribunal Penal Internacional e Europol.
Leia Também: Detido em Espanha um dos traficantes mais procurados pela Europol
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com