Meteorologia

  • 20 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Migrações. OIM chocada com descoberta de vala comum no Maláui

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) manifestou-se hoje chocada com a descoberta de pelo menos 25 corpos, que se acredita serem de migrantes, numa vala comum no Maláui.

Migrações. OIM chocada com descoberta de vala comum no Maláui
Notícias ao Minuto

18:36 - 20/10/22 por Lusa

Mundo Organização Internacional para as Migrações

Em comunicado, a agência das Nações Unidas "expressa profunda tristeza e preocupação com a morte de pelo menos 25 pessoas que se acredita serem migrantes encontradas numa vala comum em Mzimba, no Maláui" na passada terça-feira.

"As nacionalidades dos migrantes e as circunstâncias das suas mortes estão a ser investigadas. O Maláui é um país de trânsito para migrantes do Corno de África que viajam ao longo do que é conhecido como a Rota do Sul desde o norte da Etiópia na tentativa de chegar à África do Sul em busca de emprego", explica a OIM.

A agência da ONU salienta na nota que "a migração irregular ao longo da Rota do Sul, facilitada por uma intrincada rede de contrabandistas e traficantes, é repleta de perigos".

"Os migrantes são frequentemente sujeitos a detenção, violência, abuso de exploração e até morte. Em março de 2020, por exemplo, os corpos de 64 homens etíopes foram encontrados asfixiados num contentor lacrado na traseira de um camião em Moçambique", acrescenta-se no comunicado.

A descoberta da vala comum, que a OIM classifica como uma "tragédia" sublinha "a necessidade urgente de enfrentar os desafios da migração irregular ao longo da Rota Sul e a busca por parte dos países da região de soluções sustentáveis para os migrantes em consonância com os objetivos do Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular".

A polícia do Maláui anunciou hoje a descoberta de mais quatro corpos, a juntar aos 25, presumivelmente de imigrantes etíopes, encontrados na noite da passada terça-feira numa vala comum.

Segundo o porta-voz da polícia, Peter Kalaya, os corpos referenciados foram encontrados em quatro locais diferentes, a cerca de dois quilómetros da vala comum, elevando o número de corpos encontrados para 29 até agora.

Leia Também: Polícia do Maláui encontra mais quatro corpos perto de vala comum

Recomendados para si

;
Campo obrigatório