Hungria espera ratificar este ano entradas de Suécia e Finlândia na NATO

Budapeste, 22 out 2022 (Lusa) - A Hungria esperar ratificar até ao final do ano as entradas da Suécia e da Finlândia na NATO, disse hoje, em Budapeste, ministro Adjunto do país do centro europeu, que, tal como a Turquia, ainda não validou a adesão.

Notícia

© iStock

Lusa
22/10/2022 17:27 ‧ 22/10/2022 por Lusa

Mundo

NATO

 

"dummyPub">

"Admito como grande possibilidade que possa acontecer até meados de dezembro", afirmou Gergely Gulyás, em resposta a uma pergunta da imprensa sobre a ratificação húngara da próxima ampliação da NATO, a aliança militar do Atlântico Norte.

Gulyás assinalou que a proposta já deu entrada no parlamento, onde o partido do Governo, o Fidesz do primeiro-ministro ultranacionalista Viktor Orbán, dispõe de uma maioria de dois terços.

O tema será tratado "na sessão do outono", acrescentou.

Até ao momento, 28 dos 30 países membros da aliança ratificaram a entrada da Suécia e da Finlândia, que aconteceu após ambos os países se terem manifestado contra a invasão russa da Ucrânia, abandonando a sua neutralidade e juntando-se ao pacto militar ocidental.

A entrada dos dois países nórdicos requer também a aprovação do parlamento da Turquia, cujo Governo condiciona a sua ratificação a várias questões, como a extradição das pessoas que considera terroristas.

Leia Também: Erdogan admite reunir-se com Kristersson sobre adesão à NATO

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas