Em declarações à BBC News, o presidente dos EUA, Joe Biden, fez um aviso a Moscovo, afirmando que a Rússia estaria a cometer um erro crasso, se recorresse ao uso de armas nucleares na invasão à Ucrânia.
"Deixem-me só dizer que a Rússia estaria a cometer um erro incrivelmente sério se fosse usar uma arma tática nuclear. Não estou a dizer para já que é uma operação de bandeira falsa. Não sabemos. Seria um erro muito sério", afirmou à televisão norte-americana, referindo-se à acusação da Rússia de que a Ucrânia está a planear o lançamento de "bomba suja" no próprio território.
O Pentágono (Ministério da Defesa dos EUA) também avisou Moscovo que o uso de tal bomba teria consequências. "Se a Rússia usasse armas nucleares ou uma bomba suja, haveria consequências", disse o porta-voz do Pentágono, o general Pat Ryder, à comunicação social.
Recorde-se que, desde domingo, a Rússia tem reivindicado que Kyiv pretende usar em território ucraniano uma arma convencional contendo material radioativo, designada por "bomba suja", para culpar a Rússia e desencadear uma resposta dos aliados ocidentais.
Tratar-se-ia de uma operação de 'bandeira falsa', usada num conflito de modo a aparentar ser realizada pelo inimigo para tirar partido das suas consequências.
Leia Também: "Bomba suja" é Rússia a "culpar os outros pelo que pretendem fazer"