Índia felicita Lula da Silva e pede reforço das relações bilaterais
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, saudou hoje a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas presidenciais brasileiras e pediu ao Presidente eleito para reforçar os laços bilaterais.
© Reuters
Mundo Brasil/Eleições
"Parabéns a Lula por ter ganho as eleições presidenciais no Brasil. Espero trabalhar em estreita colaboração para aprofundar e expandir as nossas relações bilaterais, bem como a nossa cooperação em questões globais", disse Modi, na rede social Twitter.
A Índia e o Brasil concordaram em reforçar as relações bilaterais durante a visita do atual Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, àquele país asiático, em janeiro de 2020.
Ambos os países, que pertencem ao grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), concordaram em aumentar os investimentos indianos no Brasil e reforçar as trocas comerciais, especialmente no setor da energia.
Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil, com 50,9%, derrotando Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%, depois de contados todos os votos, de acordo com o TSE.
O candidato do Partido dos Trabalhadores (esquerda), de 77 anos, obteve mais de 60,3 milhões de votos (50,9% do total), com uma vantagem superior a 2,1 milhões face a Bolsonaro (extrema-direita), que conseguiu 58,2 milhões (49,1%), nas presidenciais de domingo, indicou o portal do TSE.
Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa agora ao Palácio do Planalto. A tomada de posse está prevista para 01 de janeiro de 2023.
O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Leia Também: Imprensa estrangeira ecoa vitória de Lula e a derrota da extrema-direita
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com