Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Bolsonaro não contestará resultado das eleições, diz ministro brasileiro

A informação é avançada pelo responsável pela pasta das Comunicações, que garante que o presidente falará esta terça-feira.

Bolsonaro não contestará resultado das eleições, diz ministro brasileiro

O ministro das Comunicações do Brasil garantiu, esta terça-feira, que Jair Bolsonaro vai falar ainda hoje ao país.

À Reuters, Fábio Faria disse que o líder do executivo brasileiro não vai contestar o resultado das eleições de domingo, as quais perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva, por uma margem renhida.

O responsável disse ainda que Bolsonaro vai falar à nação, mas que antes se irá reunir com os juízes do Supremo Tribunal, não especificando a que horas será o encontro.

O atual líder do executivo brasileiro, no poder desde 2018, esteve mais de 24 horas em silêncio. Os resultados eleitorais resultaram num bloqueio levado a cabo por camionistas apoiantes de Bolsonaro, que, esta terça-feira, bloqueiam pelo menos 227 estradas por todo o país.

A paralisação, que começou na segunda-feira, levantou algumas dúvidas sobre a segurança no país, tendo a Polícia Militar encerrado a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, até ao Congresso Nacional, por forma a prevenir manifestações de apoiantes do atual presidente.

Apesar de o presidente brasileiro se ter mantido em silêncio, já na segunda-feira houve reações da família, como, por exemplo, da parte do filho Flávio Bolsonaro. "Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!", escreveu o também coordenador da campanha eleitoral de Bolsonaro numa publicação no Twitter, entre outras coisas.

Também o 'vice' de Bolsonaro, Hamilton Mourão, reagiu ontem aos resultados eleitorais, e naquela que foi a primeira comunicação entre altos representantes do governo atual e respetivo sucessor, Geraldo Alckmin, foi enviada uma mensagem. De acordo com O Globo, Mourão mostrou-se cooperante no processo de transição que envolva as questões dos 'vices'. Segundo a publicação brasileira, o n.º 2 do executivo brasileiro abriu ainda as portas à sua residência oficial, mostrando-se disponível para que Alckmin e a sua esposa, Lu Alckmin, conheçam o Palácio de Jaburu.

Inácio Luiz Lula da Silva teve 50,90% dos votos, o que se traduz em 60.345.999 dos mesmos. Já Jair Bolsonaro, que teve 58.206.354 dos votos, sai derrotado com uma percentagem de 49,10%.

Leia Também: Camionistas que apoiam Bolsonaro bloqueiam 227 estradas do Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório