Qualidade do ar em Deli considerada "perigosa" e "severa"
Os alarmes soaram na capital indiana, onde se registaram vários apelos para fechar as escolas.
© MONEY SHARMA/AFP via Getty Images
Mundo Poluição
Os 20 milhões de habitantes de Deli, na Índia, respiraram, na quinta-feira, ar cuja qualidade excedeu as categorias de "perigosa" e "severa" no Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês).
Segundo dados do Conselho Central de Controlo de Poluição indiano, leituras do AQI superaram as 450 unidades em vários locais da região na manhã de quinta-feira, chegando mesmo às 800. Valores que fazem soar os alarmes, já que qualquer leitura acima de 400 neste índice resulta em efeitos nefastos nas populações, principalmente em quem já sofre de alguma doença, segundo alertou o governo federal da Índia, citado pela agência Reuters. De acordo com o AQI, um valor entre zero e 50 é considerado "bom", e entre 51 e 100 é "satisfatório". Um valor superior a 500 é considerado "grave".
"O que está a acontecer com a poluição do ar em Deli é nada menos que um crime contra a humanidade!", escreveu o autor e socialite Suhel Seth, no Twitter. "Há um colapso total da responsabilidade!"
What is happening with air pollution in Delhi is nothing short of a crime against humanity! I truly wish the Supreme Court takes suo moto cognisance of this and summons the Delhi Chief Minister and that bright minister of his. There’s a total collapse of accountability!
— SUHEL SETH (@Suhelseth) November 3, 2022
O alerta levantado pelos níveis de poluição registados levaram pais e ambientalistas a exigir que as escolas sejam fechadas. "Eu sei que as crianças não votam em vocês mas, ainda assim, exijo a todos os ministros-chefes de Deli (região da capital) que fechem imediatamente todas as escolas", escreveu o ativista ambiental Vimlendu Jha no Twitter. "Não é normal respirar mais de 500 AQI, não para os nossos filhos, onde cada terceiro filho já tem algum desafio pulmonar", continuou.
Em simultâneo, o ministro-chefe de Deli, Arvind Kejriwal, cujo partido também governa o estado de Punjab, onde a queima de plantações decorre nesta altura, disse no Twitter que "as pessoas de Punjab e Deli estão a tomar todas as medidas ao seu nível" para combater a poluição.
Já na quarta-feira, o Governo de Deli decretou um apelo à população da cidade para trabalhar desde casa, de forma a reduzir as emissões de gases tóxicos.
Deli é conhecida por ser uma das cidades mais poluídas do mundo, coberta frequentemente por um manto de smog resultante das emissões de dióxido de carbono ligadas ao trânsito rodoviário e à indústria, bem como das queimadas nos estados vizinhos típicas desta altura do ano, de forma a limpar os campos para a próxima safra.
Leia Também: Combustíveis fósseis causam 90% da poluição do ar no Médio Oriente
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com