Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Governo terá observadores a acompanhar votação em 24 estados

O Governo dos Estados Unidos terá observadores em 64 jurisdições de 24 estados do país, para acompanhar o desenrolar das eleições intercalares e para garantir que o direito de voto é cumprido, divulgou hoje o Departamento de Justiça.

EUA. Governo terá observadores a acompanhar votação em 24 estados
Notícias ao Minuto

23:54 - 07/11/22 por Lusa

Mundo Midterms

O Gabinete de Direitos Civis do Departamento de Justiça explicou em comunicado que também receberá esta terça-feira denúncias da população sobre a possível violação da lei do direito de voto, através da sua central de atendimento.

Desde que a Lei dos Direitos de Voto foi promulgada em 1965, o Gabinete de Direitos Civis tem monitorizado as eleições em jurisdições de todo o país, para proteger os direitos dos eleitores e o cumprimento das leis eleitorais federais.

Em estados como Pensilvânia, Arizona ou Wisconsin, onde a batalha eleitoral é particularmente renhida, as respetivas autoridades locais já alertaram que os resultados das eleições intercalares vão levar dias para serem conhecidos e pediram paciência para que esse atraso não estimule suspeitas de fraude.

Em Michigan ou Pensilvânia, entre outros estados, membros do Partido Republicano entraram com ações judiciais para tentar desqualificar milhares de votos pelo correio depois de incentivarem os seus apoiantes a votarem no dia da eleição, noticiou o jornal The Washington Post.

Na Pensilvânia, o Supremo Tribunal daquele Estado aceitou o pedido do Comité Nacional Republicano para que os funcionários não contassem as cédulas de voto em que o eleitor não escrever a data no envelope, mesmo nos casso em que o seu voto por correio já tenha chegado antes do dia da eleição.

O mesmo jornal alertou em outubro que nestas eleições a maioria dos candidatos republicanos, 291 no total, questionou ou rejeitou a vitória eleitoral do democrata Joe Biden contra o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de 2020.

Desses, 171 lutam por lugares em distritos ou estados onde se espera uma vitória republicana.

Entre os lugares para onde o Departamento de Justiça irá enviar observadores estão as jurisdições do Alasca, Arizona, Califórnia, Florida, Geórgia, Massachusetts, Maryland, Michigan, Pensilvânia e Texas.

Leia Também: EUA/Eleições. Desinformação sobre 'Midterms' continua a aumentar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório