A tempestade tropical Nicole está a intensificar-se e deverá atingir a força de um furacão antes de chegar à costa leste da Flórida ao final do dia de hoje ou na manhã de quinta-feira.
Nicole formou-se no sudoeste do Atlântico na segunda-feira, com ventos de 110 quilómetros por hora, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Há um alerta de furacão para as ilhas Grand Bahama, Bimini, Berry Islands e Abacos. A costa leste da Flórida, de Boca Raton ao norte até Flagler Beach, também foi colocada sob um alerta de furacão.
Com sede em Miami, o organismo alerta para os riscos no estado da Flórida e noutras zonas do sudeste dos Estados Unidos.
Tropical Storm #Nicole Advisory 8: Nicole Very Near Hurricane Strength While Headed For the Northwest Bahamas. https://t.co/tW4KeFW0gB
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) November 9, 2022
À medida que a tempestade se move para oeste-sudoeste, são esperadas chuvas fortes no noroeste das Bahamas e em grande parte da Flórida até sexta-feira. Algumas regiões da Geórgia e da Carolina do Sul também podem ter níveis de pluviosidade acima do normal.
"A maré da tempestade será acompanhada por ondas grandes e prejudiciais. Os moradores da zona sob alerta devem seguir os conselhos dados pelas autoridades locais", disse também o centro de furacões.
Dont let the "sub" fool you. #Nicole is a formidable storm that will have major impacts all along the southeastern U.S. coastline, not only near the center. Coastal flooding, large waves and rip currents will extend from the tip of FL to NC. https://t.co/9VIys0LqDo
— National Weather Service (@NWS) November 7, 2022
O aeroporto internacional de Orlando deverá suspender as operações a partir das 16h desta quarta-feira "até que as circunstâncias permitam que as operações sejam retomadas", conforme foi avisado na terça-feira à população através do Twitter.
Operational Update – Tropical Storm Nicole
— Orlando International Airport (@MCO) November 8, 2022
Together with our partners, a decision has been made to cease commercial operations at 4:00pm on Wednesday, November 9th, until circumstances permit operations resume.
Recorde-se que o estado norte-americano da Flórida foi devastado pelo furacão Ian, no mês passado, tendo registado 102 mortos, enquanto na Carolina do Norte (sudeste) foram contabilizados cinco óbitos.
Leia Também: Tempestade Martin, formada no Atlântico, passa à categoria de furacão