Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Barco com mais de 100 refugiados rohingya desembarca na Indonésia

Na terça-feira, outros 110 refugiados pertencentes a esta minoria étnica tinham, também, desembarcado na província de Aceh.

Barco com mais de 100 refugiados rohingya desembarca na Indonésia
Notícias ao Minuto

13:05 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rohingya

Mais de 100 muçulmanos rohingya, que viajavam num barco de madeira, desembarcaram numa praia da Indonésia, está reportar a Associated Press. Trata-se do segundo grupo de refugiados desta etnia minoritária de Myanmar a chegar à província indonésia de Aceh nos últimos dias.

O grupo, composto por 61 homens, 36 mulheres e 22 crianças, desembarcou na quarta-feira na aldeia Bluka Teubai, em Aceh. Foram imediatamente encaminhados para o pavilhão dos pescadores local, tendo lá permanecido enquanto aguardam mais informações das autoridades locais, revelou o chefe do subdistrito de Dewantara, Nawafil Mahyudha.

De recordar que, na terça-feira, outros 110 refugiados pertencentes a esta minoria étnica tinham, também, desembarcado em Aceh, depois de terem levado a cabo uma viagem que durou mais de um mês. O objetivo destes indivíduos passava por chegar à Malásia, mas acabariam por ficar encalhados em águas indonésias.

No mês de março, os 114 rohingya foram também encontrados numa praia no vizinho distrito de Bireuen.

Estes casos surgem numa altura em que centenas de milhares de muçulmanos rohingya têm vindo a fugir de Myanmar, país maioritariamente budista, para campos de refugiados no Bangladesh, já desde agosto de 2017, na sequência da resposta oferecida pelos militares do país face aos ataques de rebeldes. As forças de segurança do país, recorde-se, foram acusadas de violações em massa, assassinatos e incêndio de milhares de casas de indivíduos pertencentes a esta minoria.

Cinco anos mais tarde, a maioria dos rohingyas ainda vive em campos em condições difíceis, e são cada vez mais rejeitados pela população local - o que os leva, muitas vezes, a optar por embarcar em busca de um futuro melhor num outro país.

Leia Também: Mais de 80 rohingyas que tentaram fugir foram presos em Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório