Lula diz que nunca teve problema com as forças armadas brasileiras
O Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, disse hoje em Lisboa que nunca teve "nenhum problema em conviver com as forças armadas brasileiras".
© REUTERS
Mundo Brasil
"Eu nunca tive nenhum problema de conviver com as forças armadas brasileiras", respondeu Lula da Silva, que falava numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.
Em resposta à pergunta sobre a razão do atraso na formação do grupo de trabalho do Ministério da Defesa e se não receava alguma reação dos militares brasileiros, Lula da Silva respondeu que não.
"Não tem nenhum receio", frisou Lula, que acrescentou: "As coisas são criadas de acordo com o tempo necessário para criar", frisando que a partir da próxima semana, vai assumir as tarefas de coordenação e começar a formar governo.
"Eu estou voltando para o Brasil amanhã (sábado), a partir de segunda-feira, terça-feira, eu vou assumir a minha tarefa de coordenação do geral. Vou tentar trabalhar a ideia de começar a montar o governo e vou criar os grupos de transição que falta ser criado", disse.
Lula da Silva reiterou que "nunca teve problema com nenhum militar" durante os oito anos que exerceu o cargo de Presidente da República (2003/2011)".
"Então eu não me preocupo com o que está falando o general Braga Netto [concorrente à vice-presidência escolhido por Jair Bolsonaro]. Não me preocupa. Me preocupa é que o comando das forças armadas está muito tranquilo. O comando das forças armadas me conhece e no momento certo eu vou indicar quem será o comandante da marinha, quem será o comandante da aeronáutica, quem será o comandante do exército. E aí o Brasil vai voltar também à normalidade na relação entre as forças armadas e o governo. Eu nunca pensei em ter problema e não acredito que eu tenho problema", destacou.
As forças armadas brasileiras "têm um compromisso constitucional e eu tenho certeza que eles viram cumprir como já cumpriram durante o meu primeiro mandato".
O Presidente eleito do Brasil está de visita a Portugal depois de ter participado na 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito.
Luiz Inácio Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos como Presidente do Brasil, entre 2003 e 2011, foi novamente eleito em 30 de outubro, na segunda volta da eleição presidencial brasileira, com 50,9% dos votos, derrotando o chefe de Estado brasileiro em exercício, Jair Bolsonaro.
Leia Também: António Costa diz que "Portugal tinha muitas saudades do Brasil"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com