Pelo menos 62 mortos e 700 feridos após sismo abalar Jacarta

De acordo com a agência meteorológica e geofísica (BMKG), citada pela Reuters, o terramoto ocorreu a 10 quilómetros abaixo da superfície, com o epicentro localizado em Cianjur, Java.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
21/11/2022 07:47 ‧ 21/11/2022 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Indonésia

Pelo menos 62 pessoas morreram e 700 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude 5,6 na escala de Ritcher ter abalado, esta segunda-feira, a capital da Indonésia, Jacarta, durante vários segundos, avançou a Sky News. Vários prédios na cidade foram evacuados.

Anteriormente, o chefe da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Suharyanto, tinha referido que havia "46 mortos no hospital regional de Cianjur e cerca de 700 feridos. Muitos ficaram feridos porque foram atingidos no desabamento dos edifícios".

Vários deslizamentos de terra foram relatadas ao redor de Cianjur. Dezenas de edifícios ficaram danificados, incluindo um internato islâmico, um hospital e outras instalações públicas, disse o chefe da Agência, Suharyanto.

Informações ainda estão a ser recolhidas sobre a extensão dos danos e no número de vítimas, afirmou o organismo num comunicado.

O terramoto foi sentido fortemente na área metropolitana de Jacarta. Os arranha-céus da capital balançaram e alguns foram evacuados.

"O terremoto foi tão forte. Os meus colegas e eu decidimos sair dos nossos escritórios no nono andar usando as escadas de emergência", disse Vidi Primadhania, um trabalhador que estava no sul de Jacarta.

O sismo também causou danos a várias residências e infraestruturas nos arredores de Cianjur, que fica a cerca de 75 milhas de Jacarta, onde os moradores também sentiram os tremores, segundo relatos de usuários nas redes.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que acompanha uma atividade sísmica em todo o mundo, registou o terramoto às 13h21 (06h21 em Lisboa) e localizou o epicentro a 16,7 quilómetros da cidade de Cianjur, que tem uma população de cerca de 170 mil pessoas.

Por sua vez, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) estimou a magnitude do abalo em 5,6 e descartou um perigo "potencial para 'tsunami'".

A província de Java Ocidental, com quase 50 milhões de habitantes, é a mais populosa da Indonésia. Os terramotos ocorrem com frequência em todo o arquipélago, mas é incomum que sejam sentidos em Jacarta.

Veja as imagens das evacuações na cidade na galeria acima.

[Notícia atualizada às 11h13]

Leia Também: Sismo com magnitude 2,3 na escala de Richter registrada em São Jorge

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas