A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, recorreu à rede social Twitter para dar conta da nova ajuda humanitária para a Ucrânia. Desta vez, anunciou uma doação de 14 milhões de euros para autocarros escolares no país invadido pela Rússia.
"Estamos a lançar uma campanha de solidariedade para trazer mais autocarros para a Ucrânia. As bombas da Rússia destruíram escolas na Ucrânia, forçando as crianças a fazerem longas e, às vezes, perigosas viagens. A Comissão Europeia está a doar 14 milhões de euros para autocarros escolares na Ucrânia. Mas é necessário mais", afirma Von der Leyen.
Recorde-se que, na semana passada, a Comissão Europeia admitiu que a destruição de infraestruturas básicas na Ucrânia devido à invasão russa, como de saneamento ou ligações energéticas, é "especialmente preocupante" dado o aproximar do inverno, garantindo apoio para reabilitação de estabelecimentos como escolas.
Já no debate sobre o Estado da União, em meados de setembro passado, a líder do executivo comunitário já havia anunciado uma ajuda no valor de 100 milhões de euros para a reconstrução de escolas na Ucrânia.
"Vamos providenciar 100 milhões de euros porque o futuro da Ucrânia começa nas suas escolas", referiu.
Desde o início da guerra, foram destruídas ou danificadas mais de 70 escolas na Ucrânia.
Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia fora de investigação; Rússia preocupada com Zaporíjia