Pela primeira vez, o público poderá contribuir para a escolha da palavra do ano dos dicionários britânicos Oxford, num momento em que o “mundo está mais dividido do que nunca”.
“2022 tem sido um ano definido pela abertura. Contudo, apesar de podermos finalmente estar fisicamente reunidos uma vez mais, o nosso mundo está mais dividido do que nunca”, revelou a entidade, justificando que esta mudança de paradigma está por detrás da decisão de ‘abrir’ a seleção da palavra do ano ao público.
“A forma como comunicamos e desenvolvemos a língua inglesa afeta a seleção todos os anos mas, pela primeira vez na sua história, a palavra do ano de 2022 será escolhida pelo público”, complementou.
Nessa linha, uma equipa de lexicógrafos reduziu uma longa lista de palavras a somente três, nas quais poderá votar até às 00h01 do dia 2 de dezembro, através desta ligação.
Os termos escolhidos foram ‘metaverse’ (metaverso), ‘#IStandWith’ (‘#euapoio’) e ‘goblin mode’ (modo goblin) que, segundo os dicionários, aplicam-se ao ano de 2022 de diferentes formas.
A entidade explica que ‘metaverse’ representa “o futuro conceptual trazido para o vernáculo em 2022”, tendo o uso desta palavra quadruplicado “em outubro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado".
Por sua vez, a hashtag ‘#IStandWith’ “reconhece o ativismo e a divisão que caracterizaram este ano”, dando como exemplo a guerra na Ucrânia e o processo que colocou os atores Johnny Depp e Amber Heard frente a frente em tribunal. “Esta 'palavra' cunhada nas redes sociais para alinhar as opiniões a uma causa ou pessoa pode, muitas vezes, fomentar ainda mais a disputa (e às vezes até o discurso de ódio) na sua natureza polarizadora”, salientou.
Finalmente, ‘goblin mode’ é “outro conceito relativamente novo”, baseando-se na ideia da “rejeição das expectativas que a sociedade coloca sobre nós, em detrimento daquilo que queremos fazer”. Ainda que o uso do termo remonte a 2009 e 2010, este ano passou a aplicar-se à rejeição de “voltar ao normal”, particularmente depois de uma citação falsa da modelo e atriz Julia Fox, que teria usado a frase para se referir ao fim da relação com o rapper Kanye West.
Recorde-se que a palavra ‘vax’ (diminutivo de vacina, em português) foi eleita palavra do ano de 2021, assinalando o aumento da vacinação contra a Covid-19.
O termo vencedor será anunciado a 5 de dezembro.
Leia Também: Cientistas de Oxford concluem que videojogos não têm impacto no bem-estar