Nove meses após o arranque da invasão russa da Ucrânia, e após várias propostas de países ocidentais para colocar um 'teto' no preço do petróleo comprado ao Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, esteve em conversa telefónica com o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, precisamente para discutir este assunto.
Segundo comunicado do próprio Kremlin, citado pela agência Reuters, Putin "enfatizou que tais ações contradizem os princípios das relações de mercado e são altamente suscetíveis de levar a graves consequências para o mercado global de energia".
"Tentativas de vários países ocidentais de impor restrições ao preço do petróleo bruto da Rússia foram abordadas", pode-se ler no comunicado do Kremlin. Recentemente, a União Europeia e os Estados Unidos intensificaram as tentativas de chegar a acordo sobre onde estabelecer um teto de preço para as importações de petróleo russo.
Tanto a Rússia como o Iraque são dois dos principais produtores de petróleo e membros do acordo OPEP+, que define os níveis de produção e de administração mundial dos preços do mesmo.
Leia Também: UE ainda sem acordo quanto a teto máximo ao preço do petróleo russo