Erdogan propõe a Putin reunião com al-Assad para iniciar processo de paz
O presidente da Turquia, Recep Erdogan, revelou hoje ter proposto ao homólogo russo, Vladimir Putin, a realização de um encontro trilateral com o chefe de Estado sírio, Bashar al-Assad, para iniciar negociações de paz sobre a Síria.
© Reuters
Mundo Síria
Erdogan indicou que transferiu para Putin a oferta de organizar uma reunião, uma iniciativa que o Presidente russo "teria recebido positivamente", segundo reportou a agência noticiosa turca Anatolia.
"Isso marcará o início de uma série de conversas", afirmou Erdogan, que defendeu uma tomada de decisão tripartida entre a Rússia, Síria e Turquia.
"Para atingir esse objetivo é necessário organizar encontros entre representantes da defesa dos três países e altos funcionários governamentais", acrescentou.
Em novembro passado, Erdogan indicou que as relações entre a Turquia e a Síria poderiam melhorar da mesma forma que as relações de Ancara com o Egito.
No passado, o Presidente turco manteve um relacionamento próximo com al-Assad, embora a situação tenha mudado após a eclosão da guerra em 2011, quando Erdogan se apresentou como apoiante dos rivais do regime.
Desencadeada em março de 2011 pela repressão às manifestações pró-democracia, a guerra na Síria já provocou mais de meio milhão de mortes, devastou as infraestruturas do país e levou à fuga de milhões de pessoas.
O conflito tornou-se mais complexo ao longo dos anos, com o envolvimento de potências regionais e internacionais e a ascensão do grupo 'jiadista' Estado Islâmico (EI) que, apesar de derrotado em 2019, ainda consegue realizar ataques mortíferos através de "células adormecidas".
Leia Também: Erdogan pede a Putin que ajude a manter as milícias curdas afastadas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com