Trinta e nove pessoas foram resgatadas de uma embarcação que passou por dificuldades na costa de Kent, em Inglaterra, na quarta-feira. Quatro, incluindo um adolescente, morreram.
Segundo a BBC, Ibrahima Bah, de 19 anos, sem endereço fixo, foi detido na sexta-feira e deve comparecer em tribunal esta segunda-feira.
A polícia de Kent referiu que ainda está a trabalhar para identificar as vítimas e encontrar os parentes mais próximos.
Um comunicado informa ainda que Bah está acusado de, conscientemente, facilitar a tentativa de chegada ao Reino Unido de pessoas que eram requerentes de asilo.
Oito crianças estavam entre os que foram resgatados com sucesso mas a operação não foi fácil.
As tripulações de um barco de pesca próximo ajudaram a embarcação precária e a guarda costeira do Reino Unido no resgate. A marinha francesa e ambulâncias aéreas e terrestres também foram mobilizadas.
Simon Ling, da instituição nacional de salva-vidas (RNLI, na sigla em inglês), descreveu como "angustiantes" as circunstâncias em que encontraram as pessoas que estavam na embarcação em perigo.
"Os barcos de pesca já estavam no local, mas é justo dizer que as tripulações estavam numa situação bastante stressante e angustiante com pessoas na água em vários níveis de desespero", relatou.
O acidente foi "altamente traumático" para todos os envolvidos e as tripulações dos botes salva-vidas tiveram que tirar os resgatados "da água o mais rápido possível" e "lidar com vários estados, incluindo muito frio e hipotermia", disse.
E acrescentou: "Antes de qualquer investigação ou revisão do que aconteceu é justo dizer que os barcos de pesca e a ação da sua tripulação, sem dúvida, salvaram inúmeras vidas, e o RNLI gostaria muito de manifestar esse reconhecimento".
Segundo o mesmo meio de comunicação, na terça-feira, o governo britânico anunciou medidas para impedir a travessia de pequenos barcos, incluindo um novo centro de comando e mais financiamento para combater as migrações.
Leia Também: Migrações. Santos Silva destaca "marca valiosa" da cultura e sociedade